Coragem!

 

 

 

Como devemos lidar com os nossos temores?

 

Primeiramente, tomando consciência de que a Sagrada Escritura é a Palavra do Senhor, inspirada e infalível (2 Pedro 1:21). Ela deve ser, portanto, a base de toda a nossa fé e prática (2 Timóteo 3:16).  Devemos lê-la e estudá-la, procurando meditar sobre a Palavra Santa de Deus, diariamente (Colossenses 3:16), orando sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17).

 

A Bíblia, sendo a própria Palavra de Deus, deve receber de quem a lê plena e total confiança, pois como está escrito, “Deus não mente” (Números 23:19; Tito 1:2; Hebreus 6:18). O que lemos na Bíblia, portanto, deve sempre merecer a maior credibilidade possível de nossa parte. Em Josué 1:8, lemos: “Que o livro dessa Lei esteja sempre em teus lábios: medite nele dia e noite, para agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Deste modo, você será bem sucedido em seus empreendimentos e sempre terá sucesso”.

 

Em segundo lugar, devemos tomar consciência de que somos todos filhos amados de Deus (1 João 4:19), que viemos dele, somos dele, e voltaremos para ele.

 

Portanto, a nossa vida pertence, de fato, a Deus (Isaías 43:1), e não a nós mesmos! Pertencemos ao Deus que é Nosso Pai (Mateus 6:9), e como tal nos protege, nos consola (Salmos 23:4), nos anima (Filemom 1:7), nos fortalece (Isaías 41:10), cuida de nós a todo instante e lugar (Josué 1:9), fielmente (1 Coríntios 10:13), como “à menina dos seus olhos” (Deuteronômio 32:10). Pertencemos ao Deus que é a nossa rocha, a nossa fortaleza e o nosso libertador; o nosso Senhor, o nosso rochedo, em quem nos refugiamos; o nosso escudo, a força da nossa salvação, e o nosso alto refúgio (Salmos 18:2).

 

Se isso estiver sempre em nossos pensamentos, não há motivo algum para temermos ‘qualquer coisa’. Basta colocarmos nossos caminhos nas mãos de nosso Pai celeste, que ele cuidará de tudo para nós. Quando Deus é o centro de nossas preces, oramos sem nos sentirmos desencorajados. O desânimo surge porque perdemos a esperança. E isso se dá quando nos afastamos do Senhor. Está escrito: “Espera em Deus” (Salmos 27:14; Salmos 42:11). Ele tem a solução para qualquer problema, bem como o poder para vencer todas as batalhas.

 

 

O texto acima foi publicado no jornal “O Capuchinho”,

Paróquia de Nossa Senhora das Mercês,

Curitiba – PR,

em Agosto de 2004.

 

 

Veja esse trecho de Provérbios, que nos afirma e nos garante o que foi dito no texto acima:

 

Provérbios 3:5-8 - “Confie no Senhor com todo o seu coração, e não se fie em sua própria inteligência. Pense nele em todos os seus caminhos, e ele aplainará as suas trilhas. Não se considere sábio a teus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso trará saúde para a sua carne; e alívio para os seus ossos”.

 

A seguir, são transcritos alguns trechos Bíblicos que, ao longo dos vários séculos, têm inspirado a todos aqueles que os lêem. São versículos que transmitem disposição, força e coragem. Antes de lê-los, entretanto, feche os seus olhos por um instante e peça para que o Espírito de Deus o ilumine, de tal forma que você possa ter toda a sabedoria e o discernimento que são necessários para captar essas maravilhosas mensagens de Deus e levá-las ao seu coração.

 

Provérbios 29:25 - “O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro”.

 

Josué 1:9 - “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”.

 

Isaías 41:10 - “Não tenha medo, pois eu estou com você. Não precisa olhar com desconfiança, pois eu sou o seu Deus. Eu o fortaleço. o ajudo e o sustento com minha direita vitoriosa”.

 

Isaías 43:1-5 - “Não tenha medo, pois eu o redimi e o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar a água, eu estarei com você e os rios não o afogarão; quando você passar pelo fogo, não se queimará, e a chama não o alcançará, pois eu sou o seu Deus... Você é precioso para mim, é digno de estima e eu o amo... Não tenha medo, pois eu estou com você”.

 

Salmos 37:3-5 - “Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”.

 

Salmos 37:7 - “Descansa no Senhor, e espera nele...”.

 

Salmos 27:1-3 - “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança”.

 

Salmos 27:5 - “Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará”.

 

Salmos 23:4 - “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

 

Salmos 91:5-16 - “Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome. Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação”.

 

Salmos 143:9-12 - “Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano. Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira-me da tribulação. E por tua benignidade extermina os meus inimigos, e destrói todos os meus adversários, pois eu sou servo”.

 

1 João 4:18 - “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”.

 

Salmos 46:1-3 - “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza”.

 

Hebreus 13:6 - “De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?”.

 

Salmos 112:7-8 - “Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários”.