pessoa.com desenvolvimento de cidades e setores – Rua Grã Nicco, 627 - Mossunguê Curitiba - PR Brasil 81200-200 +55 41 99151-8888

Please reload

POSTS RECENTES

Fidelidade incondicional ao Juiz Sérgio Moro

May 9, 2017

1/7
Please reload

DESTAQUE

Capacitação permanente: o único caminho

January 23, 2017

 

 

Na era do conhecimento e de mudanças constantes nos ambientes econômicos, sociais, institucionais, onde o que se sabe hoje não é suficiente para os desafios do amanhã, a única certeza, neste ambiente de grandes incertezas, é a de que o único caminho para a gestão eficaz, seja das empresas ou do setor público, é o da capacitação permanente das pessoas.

 

Nas empresas, o desafio é o de como tornarem-se cada vez mais competitiva, apostando na inovação e novas tecnologia para aumentar a produtividade, gerar mais valor para os clientes, reduzir os custos unitários e produzir bens e serviços com melhor qualidade. E isso só ocorrerá com capacitação de seus colaboradores, de maneira permanente.

 

No ambiente do setor público, nos três níveis, o desafio é ainda maior. Afinal, vivemos num país, onde 92 tipos diferentes de tributos consomem mais de 36,5% do nosso PIB, que não são suficientes porque os governos consomem 41,5% do PIB, mas, por outro lado, os serviços públicos ofertados, em saúde, educação, (in)segurança, infraestrutura, são muito aquém das necessidades da nossa população de mais de 200 milhões de pessoas, sendo que pelo menos 170 milhões delas dependem da oferta desses serviços, sem falar na burocracia, que dificulta e encarece para as empresas e a sociedade.

 

Por isso, a gestão pública municipal tem um enorme desafio de melhorias de seus processos, projetos e de melhores resultados, em especial para os mais carentes. Essas melhorias passam por gente mais qualificada, vai capacitação e treinamentos nos quatro focos da gestão eficaz: visão estratégica (com planejamento estratégico municipal), liderança (saber trabalhar com gente), execução (domínio dos projetos e processos) e finalmente melhores resultados das finanças públicas. O grande desafio dos novos prefeitos é o de reduzir os gastos da máquina pública para que sobrem mais recursos para serem investidos no que mais importa: melhores serviços públicos para os que deles mais necessitam. Por isso, a qualificação permanente dos colaboradores das prefeituras é um investimento, que gera retornos positivos para a sociedade.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload