pessoa.com desenvolvimento de cidades e setores – Rua Grã Nicco, 627 - Mossunguê Curitiba - PR Brasil 81200-200 +55 41 99151-8888

Please reload

POSTS RECENTES

Fidelidade incondicional ao Juiz Sérgio Moro

May 9, 2017

1/7
Please reload

DESTAQUE

Os 10 erros que o administrador público pode evitar, com a utilização de pesquisas de mercado

January 20, 2017

 

As pesquisas de mercado, quando utilizadas com metodologia científica e adotando as corretas técnicas de planejamento, execução e análise, convertem-se em uma poderosa ferramenta para orientação e tomada de decisões. Saiba quais os principais erros que o administrador público pode evitar, com a utilização recorrente de pesquisas de mercado:

 

1

Evitar avaliar sua administração somente pela opinião de seus colaboradores

Nas grandes corporações ou organizações públicas estima-se que existam 8 níveis entre a rua (cidadãos) e os tomadores de decisão no setor público. Imagine como esta informação chega filtrada até o topo?

 

2

Ficar encastelado

O dia a dia administrativo demanda muito tempo e energia. A tendência é perder a sensibilidade da realidade ao isolar se em gabinetes em infindáveis reuniões e audiências.  

 

3

Planejar e tomar medidas a partir de demandas pontuais “urgentes”

Muitas vezes as demandas de quem faz mais barulho são atendidas. O famoso quem grita mais alto leva. Mas raramente refletem as prioridades.

 

4

Basear seus atos nas notícias publicadas na imprensa

Esta é uma atividade como qualquer outra, que envolve interesses divergentes e conflitantes, oriundos de várias correntes e orientações.

 

5

Não analisar corretamente os serviços de reclamação, como por exemplo, o 156

Estes canais são importantes, mas devem ser avaliados dentro de uma perspectiva da totalidade de público atendido x tipo de reclamação, pois geram distorções enormes.

 

6

Perder-se no micro

As demandas individuais dos cidadãos e de comunidades são importantes e criam a percepção da eficiência da administração no dia a dia: “taparam o buraco da minha rua”. Mas o legado está no macro, na visão e na realização de movimentos concretos em direção ao futuro.

 

7

Não saber perguntar e saber ouvir de forma sistêmica e representativa

A estruturação de canais corretos para coletar as informações é fundamental. Mas muito mais do que isso, fazer a interpretação e análises corretas e apresentar as soluções urbanas adequadas, dentro de projetos mais amplos.

 

8

Não engajar a população

Os projetos de sucesso, sejam em uma empresa ou em uma cidade, passam pelo grau de envolvimento e comprometimento das pessoas. Todos querem se sentir participantes, donos. Só assim existe respeito, preservação, colaboração coletiva.

 

9

Falta de indicadores

A pesquisa permite estabelecer índices, metas  e acompanhar a evolução dos resultados das políticas adotadas em cada setor, de forma tomar e direcionar as medidas de forma correta e ajustada.

 

10

Não ter transparência

Governar pelo exemplo, pela dedicação a um bem maior, pelo senso de comunidade e continuidade, pelo servir. E colher a satisfação de bons resultados nas Pesquisas de Satisfação.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload