Please reload

POSTS RECENTES

Fidelidade incondicional ao Juiz Sérgio Moro

May 9, 2017

1/7
Please reload

DESTAQUE

Uma nova e necessária abordagem para a cidade

March 8, 2017

Estamos assistindo ao atual predomínio populacional das cidades sobre o anterior do campo. Hoje, apenas 15,65% da população brasileira (29.852.986 pessoas) vive em meio rural, contra 84,35% em meio urbano (160.879.708 pessoas), segundo o último censo do IBGE.

 

 

 

A cidade é uma estrutura dinâmica cada vez mais intrincada, por vários fatores, incluindo o aumento de sua população, a existência de mais interesses conflitantes, a maior demanda por novos e melhores produtos e serviços, e a limitação de recursos.

Carolina Marchiori Bezerra, na publicação Inovações Tecnológicas e a Complexidade do Sistema Econômico, considera que a abordagem tradicional, por conjuntos de disciplinas, já não é capaz de fornecer explicações e/ou soluções plausíveis aos vários problemas da vida real.

A compartimentalização do conhecimento em arquipélagos disciplinares permite apenas valer-se de determinados conhecimentos e, consequentemente, se restringe tão somente à abordagem de certos aspectos da realidade. Tal procedimento disciplinar provoca a perda da visão global dessa realidade.

 

Decorre daí a necessária opção pelo modelo transdisciplinar nas abordagens sobre a cidade, que vai além da organização interna de cada disciplina e procura os elos entre suas peças, tradicionalmente vistas de forma isolada.

 

Ao tratar das cidades, não é mais possível contentar-se com o aprofundamento do conhecimento das partes, mas deve-se buscar conhecer as correlações entre elas. Nesse modelo, não há disciplina que seja mais importante que outra: tudo é relevante, e a essência é o total!

As nossas prefeituras, no entanto, estão pouco preparadas para tal modelo, sendo ainda compartimentalizadas em secretarias e organismos, que não se prestam a um tratamento transdisciplinar.

 

Uma consultoria e empresa de projetos, por outro lado, já se organizou para prestar serviços aos municípios, abordando-os como sistemas complexos que demandam tratamento transdisciplinar para o seu desenvolvimento. Em um arcabouço não reducionista, que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, a “PESSOA.com” analisa a cidade como uma estrutura composta por agentes heterogêneos, que interagem entre si.

 

Tal empresa reúne profissionais de diferentes ramos do conhecimento, todos da mais alta qualificação e de elevada experiência em suas áreas de atuação, que operam de maneira integrada e sinérgica, trabalhando de forma transversal na concepção, implementação e administração de projetos inovadores com base no desenvolvimento econômico, social e tecnológico das cidades.

 

Ao reunir grandes especialistas de diferentes áreas do saber, a consultoria é focada na elaboração de programas e projetos para cidades com resultados a curto prazo, a fim de – entre outros – potencializar a relação prefeito-comunidade, valorizar recursos locais e dar visibilidade às ações do poder público. Isso só se faz possível pela adoção de uma nova abordagem, de essência holística (em que o todo é encarado como maior que a simples soma das partes) mediante atuação transdisciplinar.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
Siga

TÉCNICOS

INOVADORES

SUSTENTÁVEIS

COMPARTILHADOS

HUMANOS

desenvolvemos

projetos

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

pessoa.com desenvolvimento de cidades e setores – Rua Grã Nicco, 627 - Mossunguê Curitiba - PR Brasil 81200-200 +55 41 99151-8888