pessoa.com desenvolvimento de cidades e setores – Rua Grã Nicco, 627 - Mossunguê Curitiba - PR Brasil 81200-200 +55 41 99151-8888

Please reload

POSTS RECENTES

Fidelidade incondicional ao Juiz Sérgio Moro

May 9, 2017

1/7
Please reload

DESTAQUE

Uma nova e necessária abordagem para a cidade

March 8, 2017

Estamos assistindo ao atual predomínio populacional das cidades sobre o anterior do campo. Hoje, apenas 15,65% da população brasileira (29.852.986 pessoas) vive em meio rural, contra 84,35% em meio urbano (160.879.708 pessoas), segundo o último censo do IBGE.

 

 

 

A cidade é uma estrutura dinâmica cada vez mais intrincada, por vários fatores, incluindo o aumento de sua população, a existência de mais interesses conflitantes, a maior demanda por novos e melhores produtos e serviços, e a limitação de recursos.

Carolina Marchiori Bezerra, na publicação Inovações Tecnológicas e a Complexidade do Sistema Econômico, considera que a abordagem tradicional, por conjuntos de disciplinas, já não é capaz de fornecer explicações e/ou soluções plausíveis aos vários problemas da vida real.

A compartimentalização do conhecimento em arquipélagos disciplinares permite apenas valer-se de determinados conhecimentos e, consequentemente, se restringe tão somente à abordagem de certos aspectos da realidade. Tal procedimento disciplinar provoca a perda da visão global dessa realidade.

 

Decorre daí a necessária opção pelo modelo transdisciplinar nas abordagens sobre a cidade, que vai além da organização interna de cada disciplina e procura os elos entre suas peças, tradicionalmente vistas de forma isolada.

 

Ao tratar das cidades, não é mais possível contentar-se com o aprofundamento do conhecimento das partes, mas deve-se buscar conhecer as correlações entre elas. Nesse modelo, não há disciplina que seja mais importante que outra: tudo é relevante, e a essência é o total!

As nossas prefeituras, no entanto, estão pouco preparadas para tal modelo, sendo ainda compartimentalizadas em secretarias e organismos, que não se prestam a um tratamento transdisciplinar.

 

Uma consultoria e empresa de projetos, por outro lado, já se organizou para prestar serviços aos municípios, abordando-os como sistemas complexos que demandam tratamento transdisciplinar para o seu desenvolvimento. Em um arcabouço não reducionista, que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, a “PESSOA.com” analisa a cidade como uma estrutura composta por agentes heterogêneos, que interagem entre si.

 

Tal empresa reúne profissionais de diferentes ramos do conhecimento, todos da mais alta qualificação e de elevada experiência em suas áreas de atuação, que operam de maneira integrada e sinérgica, trabalhando de forma transversal na concepção, implementação e administração de projetos inovadores com base no desenvolvimento econômico, social e tecnológico das cidades.

 

Ao reunir grandes especialistas de diferentes áreas do saber, a consultoria é focada na elaboração de programas e projetos para cidades com resultados a curto prazo, a fim de – entre outros – potencializar a relação prefeito-comunidade, valorizar recursos locais e dar visibilidade às ações do poder público. Isso só se faz possível pela adoção de uma nova abordagem, de essência holística (em que o todo é encarado como maior que a simples soma das partes) mediante atuação transdisciplinar.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload