pessoa.com desenvolvimento de cidades e setores – Rua Grã Nicco, 627 - Mossunguê Curitiba - PR Brasil 81200-200 +55 41 99151-8888

Please reload

POSTS RECENTES

Fidelidade incondicional ao Juiz Sérgio Moro

May 9, 2017

1/7
Please reload

DESTAQUE

A Importância Estratégica dos Stakeholders na Gestão

Partindo do pressuposto de que o propósito de longo prazo de qualquer organização é a sobrevivência e o crescimento e que para o alcance de seus objetivos estratégicos é cada vez mais forte a necessidade de interagir em várias esferas e com vários públicos, a teoria dos stakeholders se torna uma ferramenta importante a ser considerada pelos administradores dentro de uma perspectiva de modelo de gestão organizacional, pois ela possibilita uma abordagem mais abrangente e contemporânea para o tratamento de variados assuntos envolvido na dinâmica organizacional.

 

 

 

Como as organizações, no exercício da liderança e na análise de seu desempenho enfatizam o atendimento aos requisitos das partes interessadas? Como administram uma pluralidade de interesses, por vezes contraditórios e conflitantes? Qual o grau de influência de cada stakeholders? Empresas que administram bem as suas relações com os stakeholders têm um desempenho melhor do que aquelas que o não fazem? Qual a influência das mídias e redes sociais? Todas estas, são questões relevantes para o entendimento de como as relações com os stakeholders se configuram dentro de um contexto atual de competitividade sistêmica e busca de inovação.

 

Quando falamos de relacionamento com stakeholders, estamos falando de questões bastante delicadas que envolvem comunicação, transparência, política e reputação. Estamos falando, por exemplo, de leis, direitos, ética, moral, valores, impactos na sociedade e no meio ambiente e diferenças culturais. As organizações bem sucedidas já sabem que buscar somente a satisfação dos acionaistas ou de seus clientes não é suficiente para se alcançar o sucesso. Sabem, portanto, que precisam estabelecer uma dinâmica de relações que crie valor para todos os seus públicos de relacionamento,   e que devem estabelecer um processo sistemático de engajamento que demonstre a identidade da empresa nessas relações, visando o fortalecimento e sustentabilidade da sua estratégia de negócios e a conseqüente geração de valor compartilhado. O engajamento com stakeholders é considerado uma das etapas fundamentais para o desenvolvimento de diversas ações relacionais e estratégicas na organização. Em serviços o engajamento da força de trabalho, por exemplo, ganha um destaque ainda mais considerável, em função do peso que as pessoas exercem para a prestação do serviço.

 

A teoria dos stakeholders, se bem trabalhada pode ser vista como oportunidade, podendo funcionar, até mesmo, como uma forte aliada na busca de conhecimento compartilhado. Associar esta teoria às técnicas e ferramentas colaborativas para inovação com o objetivo de propor maneiras diferentes que possam trazer aprendizado de grupo e resultados melhores para a gestão de riscos, processos e projetos parece ser uma tendência ainda a ser explorada por empresas brasileiras pioneiras.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload